Davidson Abreu - escritor

Davidson Abreu - escritor

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Drácula de Bela Lugosi


 

Em 20 de outubro de 1882 nascia na Europa, nas terras do Império Austro-Húngaro, mais precisamente em Lugos, a apenas 80 quilômetros da Transilvânia, nascia Bela Ferenc Dezsõ Blaskó.
 Em 1893 abandonou os estudos e a família e se aventurou em uma companhia teatral. Adotou o nome Bela Lugosi, em referencia a sua cidade natal. Atuou em pequenos papéis no teatro húngaro já em 1902.
Interrompeu sua vida artística devido à Primeira Guerra Mundial, só retornando em 1917, dizem que foi ferido por três vezes e seria esse o motivo de seu vício em morfina, porém essa versão nunca foi realmente confirmada.
Fugiu da Hungria em 1920, devido à sua oposição ao regime político da época, indo parar a Alemanha que sofria um período difícil, tendo a maior inflação do planeta. Fez alguns filmes por lá mudou-se para a América onde se estabeleceu com asilo político.
Em 1931 foi escolhido para o filme Drácula, anteriormente o protagonista seria Lon Chaney, mas este estavacom câncer. Após ter aceitado uma salário mais baixo do que o normal para um protagonista, Lugosi foi aceito para o papel.
Seu sotaque carregado e modo exagerado de falar foi criticado, mas depois seria apenas umacuriosidade pois tanto o ator quanto o vampiro são da mesma região da Europa.


  
Durante os anos 30 e 40 Lugosi fez alguns filmes notáveis, como Murders in the Rue Morgue, (1932), onde ele atuou pela primeira vez num filme baseado em Edgar Allan Poe, repetindo a experiência em The Black Cat onde fez parceria com Boris Karloff, de quem havia perdido a vaga para interpretar Frankenstein (1932) e em The Raven (1935), atuou em Island of Lost Souls (1933), que é a primeira versão do cinema para a história de H.G. Wells sobre a Ilha do Dr. Moreau, e mais duas parcerias com Karloff: The Invisible Ray (1936) e The Bodysnatcher (1945).
Em meados dos anos 40 os filmes de monstros estavam desgastados, seguiram alguns filmes cujo tema era o inusitado encontro desses monstros e algumas comédias com eles, Lugosi teve a sua participação em alguns.


  Lugosi na comédia Abbott and Costello Meet Frankenstein - encontro de monstros


Atuou como um militar soviético no clássico Ninotchka, 1939, onde Greta Garbo fez seu último filme.
Mas estava marcado como vilão ou como o Conde vampiro e nessa época Hollywood abandona as produções de horror.
Lugosi ainda tentou algumas participações na TV no início dos anos de 1950, e comparecia em cinemas de subúrbio ou cineclubes para apresentar pessoalmente a reprise de seus filmes de monstros.



O cineasta Ed Wood Jr., produtor de filmes B, era fã de Lugosi e o contratou para estrelar algumas de suas produções, como Glen or Glenda? (1953) e Bride of the Monster (1955).
Nesta época, isolado no casarão em que morava em Beverly Hills, Bela Lugosi se vestia como Drácula e dormia em um caixão. Alcoólatra e viciado em morfina foi várias vezes internado, com as despesas pagas por Ed Wood.
E foi num dos filmes trash de Wood que Lugosi assinou seu epitáfio como ator e ser humano. Em 1956, ele interpretou drácula em Plan 9 from Outer Space, um dos mais criticados filmes de todos os tempos.
 Ele e uma vampira deveriam representar um casal retirado do túmulo por invasores alienígenas do espaço. Uma semana depois do início das filmagens, 16 de agosto de 1956, Bela Lugosi morreu, e não foi por causa de estacas nem luz do sol. O filme prosseguiu com outro ator fazendo as cenas com a capa de vampiro cobrindo o rosto.
Talvez Lugosi seja o maior exemplo de como um personagem pode marcar um ator de forma negativa, mesmo angariando milhares de fãs.
Hoje, junto com Christopher Lee, é tido como o maior intérprete do Conde vampiro.
Sua interpretação carismática do personagem criou esteriótipos que são utilizados até hoje, como o cabelo penteado para trás e o smoking por baixo da capa, que na verdade era a maneira que encontraram para que o ator utilizasse um traje que poderia se apresentar em qualquer evento, bastava retirar a capa que estava pronto para um jantar ou outra apresentação solene.


                    Tatuagem que homenageia o ator interpretando o vampiro.


            Em 1979 a banda Bauhaus gravou a música "Bela Lugosi's Dead" em homenagem ao ator. A canção foi o primeiro single da banda, é o primeiro disco de rock gótico lançado. Esta música já foi tema de diversos filmes e seriados quando o tema é sobre vampiros.
Foi retratado pelo ator Martin Landau, que levou o Oscar de ator coadjuvante no filme Ed Wood (1995, de Tim Burton).


                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário