Davidson Abreu - escritor

Davidson Abreu - escritor

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A HORA DO ESPANTO

Para iniciar este BLOG, farei uma homenagem a um dos maiores filmes do gênero, que neste ano ganhou um remake.    


      
Nos anos 80 foi lançado o filme de terror  A Hora do Espanto, e logo se tornou um sucesso.
            Bons atores, ótimos efeitos especiais, e uma excelente história que era carregada com toda a mitologia clássica do vampiro.



SINOPSE:
 Charley Brewster, fã do programa de terror da televisão "A Hora do Espanto", apresentada por Peter Vincent, está em sua casa quando vê pela janela de seu quarto a chegada de novos vizinhos. A curiosidade se transforma em espanto quando o rapaz vê trazerem um caixão para dentro da casa. Passa a vigiá-los e percebe quando um dos moradores começa a trazer mulheres para lá. Charley deduz tratar-se de um vampiro quando o vê morder o pescoço de uma delas. Ele conta sua descoberta à namorada Amy e ao melhor amigo, o maldoso (maligno nas legendas) "Evil" Ed Thompson, mas não acreditam nele. Charley resolve chamar a polícia, mas não encontram nenhum corpo de mulher na casa.
Charley já tinha sido visto pelo vampiro, que agora percebe que o rapaz sabe quem ele é. Mas Charley ainda se sente seguro pois a criatura só poderá atacá-lo em sua casa à noite e mesmo assim só poderá entrar se for convidado, conforme explica Peter Vincent em seu programa. Mas essa segurança termina quando Charley vê a mãe receber em sua porta o agradável Jerry Dandridge.
Desesperado, só resta a Charley recorrer ao único caçador de vampiros que conhece, o apresentador de TV Peter Vincent. Mas logo vê que dele não poderá esperar muita ajuda, pois o veterano artista lhe conta que não é quem diz ser. Os conhecimentos de Peter sobre vampiros são apenas fragmentos que retira de velhos filmes e antigas histórias de terror e que usa em suas falas para apresentar o programa. Enquanto isso, o vampiro não tem pressa e prefere iniciar seu ataque à Charley assediando sua namorada. De alguma forma Charley terá que fazer com que Peter Vincent acredite que seus conhecimentos não são de histórias fantasiosas mas sim verdadeiros, e que terá de pô-los em prática para salvar vidas em perigo.

            Chris Sarandon interpreta de forma bem convincente o vizinho vampiro Jerry Dandridge, com charme, elegância e postura de um lorde.



            Bons tempos em que os vampiros eram maus, não lutavam kung fu e secavam até virar pó quando entravam em contato com a luz do sol. Hoje eles viram purpurina (crepúsculo)!
            Roddy McDowall, (também conhecido como o Cornélio, do clássico O Planeta dos Macacos), agrada muito como o covarde caçador de vampiros Peter Vincent, uma homenagem a Peter Cushing, o eterno Van Helsing dos filmes da Hammer, e a Vircent Price.



            Na época, as pessoas voltavam ao cinema para assistir ao filme novamente, eu mesmo, com 11 ou 12 anos de idade, assisti quatro vezes, pois ninguém tinha vídeo na época e os filmes demoravam muito para chegar a TV aberta, pois também não havia TV paga (parece que foi ontem!).
            Com o enorme sucesso, veio em seguida uma enxurrada de filmes de terror, que logo trataram de plagiar o título (pelo menos no Brasil) como A Hora do Pesadelo, A Hora do Lobisomem, A Casa do Espanto, entre outros.
            Houve uma continuação, também muito boa, com o mesmo protagonista, Charley Brewster, e também com Peter Vincent. Desta vez a irmã de Jerry, Regine (Julie Carmen), aparece com mais dois vampiros e um ... zumbi (???) para vingar a morte de seu irmão.



            Curiosamente, Charley está com uma nova namorada (depois de tudo o que passou deveria ter casado com a do primeiro filme).
            O segundo filme segue o mesmo estilo de forma competente, o livro Drácula de Bram Stoker, é citado, e após lê-lo a nova namorada de Charley usa rosas (que ao certo deveriam ser selvagens) para se defender de um dos vampiros.
            O filme tem um apelo humorístico maior do que o outro, e a atriz escolhida como vampira não tem semelhança nenhuma com Chris Sarandon, para ser sua irmã.



            Mas a única falha digna de crítica é no final, que eles conseguem mata-la com extrema facilidade, refletindo a luz do sol em um espelho e acertando nela (xii! Contei o final! Desculpem). Bastava ela dar um pulinho pro lado.
            Agora com a onda dos remakes dos filmes dos anos 80 e até 90, podemos assistir a nova versão deste cult.
            A escolha de Colin Farrell como o vampiro não agradou muito, ele é baixinho e seu guarda roupa “mexupis” de camisetas apertadas só funciona com suas fãs, nada como a elegância de Chris Sarandon, que faz uma pequena participação no início do filme.



            De acordo com o trailer o filme aparenta ser bom, mas vamos ver se é um remake ou apenas um filme com história semelhante.
            Por fim, A Hora do Espanto é um clássico dos filmes de vampiros que não utilizam o Conde Drácula como personagem.




10/02/12 - ASSISTI!
    A uma semana atrás assisti ao remake. Decepcionante. Ainda bem que não consegui ir ao cinema a tempo e o assisti em DVD.
   Não tem o clima, o charme nem o suspense do original. Jerry não convence como o vampiro que "estoca" jovens em sua casa para sugar seu sangue aos poucos. Vive tomando cerveja e comendo maçã.
   Ele não se importa nem um pouco em chamar atenção e mata todos que aparecem em sua frente.
   Apesar de falarem que é uma cidade dormitório, é incrível como não aparece ninguém quando a casa explode e na perseguição que segue.
   Os poucos efeitos especiais não convencem, parecem de video-game, lembram os efeitos do filme Blade.
   Parece que há falhas de edição, como por exemplo na sequência em que fogem de carro do vampiro e depois aparece a mãe de Charley no hospital, mas nem deu para perceber que ela se machucou.   Os vampiros transformam-se em pó no momento em que são expostos ao sol abruptamente, não dá chance nem de se queimarem, como acontece no original em que Jerry morre devido aos ferimentos causados pelas queimaduras decorrentes da exposição a luz solar.
  As transformações dos vampiros em lobos e morcego, muito bem exploradas no filme original não ocorrem neste remake, sendo que o filme original apesar da época apresenta efeitos e maquiagem muito superiores.
 Por fim, o remake perde feio até para "A Hora do Espanto 2". Fuja!

Um comentário:

  1. Já estou ficando com medo de vc...está muito fixado nos filmes de terror kkkk
    Brincadeira cada um se expressa como quer em seu BLOG.

    ResponderExcluir