Ilustração em homenagem a Peter Cushing
ABRAHAM VAN HELSING é o intrépido caçador de vampiros, bem pelo menos é assim que ficou conhecido.
Na novela literária de Bran Stoker ele é um professor de Amsterdã, nas obra de Stoker “ele é um homem esquisito, arbitrário, mas isso se dá porque sabe o que diz. É um filósofo, um metafísico, um dos mais avançados cientistas de nossos dias; e tem, estou convencido, uma mentalidade muito arejada.”
No decorrer dos anos, após diversas interpretações da obra no teatro, cinema, filmes televisivos, desenhos animados, histórias em quadrinhos, etc, este personagem ficou tão famoso quanto o próprio Conde Drácula.
Sua popularidade ultrapassa facilmente a de Jonathan Harker, que inicia a história indo ao castelo do Conde para tratar de negócios imobiliários, e posteriormente, Mina, sua noiva é a mais famosa vítima do vampiro.
Harker foi interpretado por Keanu Reeves no filme “Drácula, de Bram Stoker”, e está em produção um novo longa-metragem com seu nome no título.
PETER CUSHING
Cushing na última cena de O Vampiro da Noite
O primeiro grande intérprete do professor foi o ator britânico Peter Cushing que fez o personagem diversas vezes contracenando com Christopher Lee e sozinho no filme “As Noivas de Drácula”.
Em algumas produções Cushing interpretava um descendente de Van Helsing, devido à época em que se passava à história ser mais presente.
Cushing enfrentou diversos monstro interpretando outros personagens, como por exemplo quando encarnou o Dr. Victor Frankenstein, atuando novamente com seu amigo Lee.
Próximo ao final de sua carreira foi “assassinado” por Dart Vader, pois era comandante da “Estrela da Morte” do Império em Star Wars IV , e não cumpriu sua missão como Lord Vader esperava.
No filme A Hora do Espanto, o caçador de vampiros Peter Vincent, foi uma homenagem a Peter Cushing e a Vicent Price.
LAURENCE OLIVIER
Outro famoso intérprete deste grande personagem foi Laurence Olivier no filme Drácula (1979), um grande filme, onde a história começa com a chegada do vampiro a Londres no naufrágio do Nemitz. Drácula foi muito bem interpretado por Frank Langella, curiosamente Langella já foi o Esqueleto, inimigo de He-Man, em um filme que quase ninguém se lembra.
ANTHONY HOPKINS
Ilustração em homenagem a Hopkins
No filme Drácula, de Bran Stoker, foi a vez de Anthony Hopkins interpretar de forma marcante o personagem. Demonstra personalidade forte, um pouco sarcástica que se encaixa perfeitamente a Van Helsing.
Sem dúvida se Hopkins não supera Cushing, ele se iguala na encarnação do caçador de vampiros, sendo até bem mais divertido.
MEL BROOKS
O cineasta e comediante Mel Broks também vive o personagem na comédia Drácula – Morto, mas Feliz, com o saudoso Leslie Nielsen no papel do vampiro.
CHRISTOPHER PLUMMER
Plummer atacando os vampiros com armas especiais para mortos-vivos
Christopher Plummer é mais um dos grandes atores chamados para executar esse feito no filme Drácula 2000.
O filme inicia bem, tem uma idéia até original, mostra uns flash back da morte do vampiro em outras épocas, mas acaba se perdendo com uma violência e um ritmo acelerado que não convence.
Gerard Butler encarna bem o Conde, mas apenas ele e Plummer seguram o elenco péssimo, tornando o filme bom apenas para adolescentes. Omar Epps, o médico Éric Foreman da série Dr House também participa.
O longa-metragem gerou ainda mais duas continuações, com outro elenco e piores ainda.
HUGH JACKMAN
O visual é legal, mas o filme ...
Famoso por interpretar o herói mutante Wolverine, Hugh Jakman é o protagonista de Van Helsing – O Caçador de Monstros.
Pela primeira vez o caçador de vampiros é o personagem principal, ficando o Conde Drácula como coadjuvante.
Apesar de que nos filmes anteriores, Van Helsing aparece na tela por mais tempo, mas quem sempre roubava a cena era o Conde vampiro.
Este filme dizem ter sido inspirado no vídeo game Castlevania, de certo foi o primeiro filme Trash Hightec.
Desta vez Van Helsing é tido como um super herói a serviço da igreja católica, com direito a armas especiais ao estilo James Bond.
Comparação entre os personagens vividos por Jackman e Hopkins
O filme é exagerado, acelerado, a interpretação das noivas de Drácula e do próprio Conde é digna de risos.
Frankenstein está ridículo e a dublagem brasileira ainda colabora com a ridicularização do monstro.
Algumas idéias até foram interessantes, mas não vale a pena assistir ao filme.
HUTGER HAUER
O veterano Hauer retorna vivento o intrépido caçador de vampiros
O vilão de A morte Pede Carona, e o cavaleiro de O feitiço de Áquila, Hutger Hauer, viverá Van Helsing no filme Drácula 3D.
Aguardamos o resultado.